#previsão #alerta 
Brasil

Dobradinha de swell com Noronha bombando e novo swell de verão no Sul

Equipe Surfguru

Formação de novo swell de Sul promete agitar as praias do RS até o RJ, enquanto isso, Noronha continua sendo o destino certo da temporada

Depois de um carnaval onde rolaram altas em Noronha, viemos trazer boas novas para o resto do Brasil! Temos ondulações no radar para Noronha/Nordeste e para o Sul/Sudeste. Antes de começarmos é bom lembrar que hoje, dia 19/02, já tem swell rolando no litoral norte do Nordeste. Acompanhe tudo pelas nossas redes sociais.

E fique ligado que semana que vem já tem mais!

20/02 - 23/02

Sul

Na parte Sul do país, uma nova ondulação se forma bem próxima a costa e promete trazer um pouco de movimentação para as águas. Mas, devido a proximidade da formação das ondas com a costa e o cruzamento de uma ondulação de Leste-nordeste a previsão é de uma ondulação cruzada. A notícia boa fica por conta do vento que deve ser bem ameno, terral na parte da manhã, e deve ajudar a melhorar um pouco as condições do mar para a galera do surf.

Um raro swell de Leste-nordeste (66 graus), com 1,3 m e 10 segundos de período, provocado pela frente fria estacionada entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, chega no sábado a todo o litoral desta região, como pode ser visto no mapa abaixo, onde o espectro indica o pico do swell durante a tarde.

mapa espectral e de periodo das ondas para Torres - RS

Mapa com período e mapa espectral de Torres - RS

No dia 21/02 entra outro swell na região, desta vez vindo de sul. O pico do swell em Imbituba, por exemplo, acontece com 1,4 m e 13 segundos de período, com a ondulação de sul (176 graus) na virada do dia 21/02 para o dia 22/02.

Vale observar na separação de swells nos gráficos de ondas, funcionalidade exclusiva do Surfguru, como ambas as ondulações se comportam ao longo dos próximos dias, se separarmos apenas o swell vindo dos quadrantes de norte, poderemos observar o pico desta ondulação ocorrendo no final da tarde do sábado:

Já se selecionarmos a aba de swells vindos dos quadrantes de sul, observaremos então o swell seguinte chegando bem de sul, com o pico na noite do domingo:


Gráfico da altura dos swells dos quadrantes de sul para Imbituba - SC

Então, com isso teremos dois swells atuando com energias semelhantes, porém com direções bem distintas, no litoral do Rio Grande do Sul e no litoral Sul de Santa Catarina até Floripa, esse é um cenário típico de ondulações cruzadas, e deverá provocar um mar incerto nas praias com janelas abertas para ambas as direções, com ondas quebrando certo momento de sul e noutro momento de leste, e em alguns momentos as ondulações chegam ao mesmo tempo, deverá deixar o mar bem confuso:


Mapas de ondas e espectro no dia 22 de fevereiro de 2021 para o litoral centro sul de Santa Catarina

Nas praias ao norte de Floripa e no Paraná o swell de sul não entra, devido ao efeito de sombra causado pela ilha da magia. A ondulação predominante é a de Leste o tempo todo. Como mostra o gráfico de Matinhos, o swell dá uma leve levantada nas ondas a partir do dia 20/02, com o pico de 0,9m e 9 segundos da direção Leste (86 graus).

A boa notícia é que o mar não deve diminuir tanto, então até dia 24/02, devemos ter marolas!

grafico de altura das ondas em Matinhos - PR fevereiro de 2021

Gráfico da altura das ondas para Matinhos - PR

Sudeste

Chegando ao estado de São Paulo, o litoral Norte será beneficiado por estar mais virado para o Sul. Com isso, a partir do dia 22/02 e continuando no dia 23/02, o swell entra com 1,2m, 12 segundos e vindo bem alinhado de Sul (176 graus), há previsão de boas ondas em Maresias no dia 22/02 com vento terral certo e Ubatuba nos outros dias.

mapa com período e mapa espectral para Ubatuba e fevereiro de 2021

Mapa com período e mapa espectral de Ubatuba - SP

No Rio de Janeiro, a ondulação vai agir de maneira bem diferente, devido à sua distância da pista de vento e ao fato do estado ser virado para Sul, teremos as melhores condições da semana para a região Sul e Sudeste. O litoral sul do estado deverá receber o swell de sul a partir da segunda-feira, com ondas de cerca de 1,0 metro e 13 segundos, vindas de sul-sudoeste (205°).

Em Saquarema e Arraial do Cabo, bem como nos outros municípios do litoral leste do estado, recebem o swell de sul bem mais potente, e por estarem expostos à ondulação de leste, também irão receber o swell de leste provocado pela frente estacionária.

Observamos a partir de hoje até o domingo o swell de leste nordeste (60°) predominando na região, favorecendo as praias voltadas para esta direção.

No início do dia 22/02, entra a influência do swell de Sul (176 graus), com 1,8m e 14 segundos de período, promentendo boas ondas nos dias 22 e 23 de fevereiro nas praias voltadas para esta direção. Curiosamente o swell de leste deverá perder força, e a condição de ondulação cruzada não irá ocorrer:

grafico de altura das ondas em Arraial do Cabo - RJ fevereiro de 2021

Gráfico da altura das ondas para Arraial do Cabo - RJ

O Espírito Santo, está recebendo hoje uma grande ondulação de Leste-nordeste, porém ela é muito de nordeste 38 graus e passa na sua maioria fora essa mesma ondulação bateu hoje em Arraial do Cabo e vai marchar até o Sul do Pais. Infelizmente o swell do dia 23/02 não entra no ES, pois o mesmo fica protegido do swell de sul-sudoeste, devido à quina formada pelo Rio de Janeiro.

Por isso, aproveite entre hoje e amanhã para fazer a cabeça, apesar da ondulação ter tamanho, seu período curto e sua direção tiram bastante a força das ondas. O pico de hoje de manhã se repetirá amanhã, com a ondulação de Nordeste (44 graus) com 2,5 m e 7,5 segundos no oceano, na praia só deve chegar entre 0,5 à 1.0 m.

grafico de altura das ondas em Vitoria - ES fevereiro de 2021

Gráfico da altura das ondas para Vitória -ES

23/02 - 25/02

Noronha

A temporada em Noronha segue à todo vapor, com ondulações chegando duas vezes por semana. Tem um final de ondulação rolando na ilha mágica, com vento acertando e promessa de boas ondas na cacimba até segunda. Detalhe que no sábado o vento previsto é meio torto, no quadrante leste, o que torna praias como Conceição mais propícias ao surf. 

Além disso, está prevista uma boa ondulação no dia 23.

A partir de terça-feira o mar começa a reagir com a chegada da ondulação de Norte (350 graus - 10 graus) com 1,3m e 15 segundos de período. A ondulação vai ganhando força ao longo do dia até chegar no seu pico no dia 24/02, com 1,7 m e 18 segundos de período no final da tarde, com a chegada de um segundo swell.

O swell deverá começar a perder força na tarde da quinta-feira 25/02, continuando a baixar lentamente na sexta-feira.

A grande incógnita desta ondulação é o vento. Até o momento o vento previsto é de leste, o que deixa a Cacimba balançada. Nossa dica é procurar picos alternativos onde esse vento seja mais ameno: Conceição, praia do meio, cachorro e talvez até as bancadas perto do Porto.

grafico de altura das ondas em Noronha fevereiro de 2021

Gráfico da altura das ondas para a Cacimba do Padre em Noronha

Nordeste

O litoral do Ceará também recebe boas ondas com a ondulação de Norte. A altura das ondas deve ficar estabilizada em 1,5m até o dia 22/02 e o período vai diminuir de 14 segundos para 12 entre hoje (19/02) e dia 22/02, segunda-feira. O vento de Leste também estará muito presente, com velocidades acima dos 10 nós ao longo de todos os dias.

Já no dia 23 (terça), quando o novo swell chega, o mar irá chegar a 2m de altura, 9 segundos de período, com a direção de Norte-nordeste. E apesar do mar diminuir de tamanho até sexta-feira, o período sobe para 14 segundos, ou seja, provavelmente teremos onda durante a semana toda!

mapa espectral com os períodos da ondas para Fortaleza Fevereiro de 2021

Mapa com período e mapa espectral de Fortaleza - CE

grafico de ventos para Fortaleza fevereiro de 2021

Gráfico de vento das ondas para Fortaleza - CE

Já o litoral do Rio Grande do Norte também será agraciado pelo swell de norte em praticamente todo o estado. Com o atual swell já fazendo efeito, teremos surf até o dia 24, quando o novo swell chega ao estado. A ondulação chega 1,5m e 15,5 segundos de período alinhada à direção Norte (360 graus). O pico acontece no fim da quarta-feira (24) e início de quinta (25), quando o swell atinge 1,7m com 15segundos de período, ainda alinhada de Norte (360 graus). Durante a sexta-feira a ondulação segue com 1,5m, mas o período cai para 13 segundos.

grafico de altura das ondas em Guamaré-RN fevereiro de 2021Gráfico da altura das ondas para Guamaré - RN

Chegando ao litoral pernambucano, a previsão já mostra informações não tão animadoras. Como o estado está virado para Leste, não sofre nenhuma influência de ondulações de Norte. Por isso, em Ipojuca, teremos condições não muito boas: ondulação de Leste-sudeste entre 1m e 1,3m de altura durante a semana e período constante entre 6 e 7 segundos.

grafico de altura das ondas em Ipojuca fevereiro de 2021

Gráfico da altura das ondas para Ipojuca - PE

Na Bahia, teremos condições bem parecidas. O município de Lauro de Freitas receberá a ondulação de Leste (100 graus), com 1,1 e 8 segundos de período. No dia 24, o período desce para 7 segundos, mas o mar permanece com 1m - 1,1m. Portanto, não devemos ter muitas ondas além de marolas.

grafico de altura das ondas em Lauro de Freitas fevereiro de 2021

Gráfico da altura das ondas para Lauro de Freitas - BA

No Piauí, teremos onda! A ondulação que entrou essa semana no litoral Norte brasileiro segurou o mar e deve se manter durante o fim de semana. Uma ondulação de Norte (6 graus) irá atuar durante sábado e domingo de maneira intensa: sábado com 1,5m e 14 segundos de período e domingo com 1,4m e 12 segundos.

A partir de segunda-feira, uma outra ondulação de Leste (78 graus) irá começar a ganhar força e se deslocar para Norte ao mesmo tempo. Assim, no início da semana, devemos não ter condições ideiais devido ao mar balançado. Mas no meio da semana já temos expectativa para uma nova ondulação chegar!

grafico de altura da ondas para cajueiro da praia piaui

Gráfico da altura das ondas para Cajueiro da Praia - PI

Já no estado do Maranhão, o swell não irá encostar com a mesma força que no Ceará ou no Piauí. Durante o fim de semana, duas ondulações de nordeste - uma de Norte-nordeste (22 graus) e outra de Nordeste (50 graus) - irão deixar o mar balançado. A ondulação com período maior é a de Norte-nordeste, com 12 segundos, mas apenas 0,4m de altura. Já a ondulação com maior altura, a de Nordeste, terá um período muito curto: 1,1m e 6 segundos de período.

No decorrer da semana, as ondas estarão com uma altura por volta de 1m e período entre 7 e 8 segundos, sem grandes expectativas. A região deu azar e a ondulação do dia 23 que atingirá o Nordeste não vai chegar com a mesma força no estado maranhense.

grafico de altura das ondas em sao Luis - MA em fev de 2021

Gráfico da altura das ondas para São Luís - MA

No Pará a ondulação de vento nordeste (vagas) continua durante todo o fim-de-semana e começo da próxima semana, o mar deverá dar uma ligeira melhora no sábado e continuar com 1,5 m e 8 segundos de nordeste (45°) no começo da semana na praia de Atalaia, em Salinópolis.

 

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o Surfguru PRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Bom carnaval para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

Galerias | Mais Galerias