#saúde #ave marinha #animais #fisioterapia 
Ubatuba - São Paulo - Brasil

Ave marinha em reabilitação no Instituto Argonauta é tratada com acupuntura

Instituto Argonauta

Trinta-réis-de-bando foi encontrado por um praticante de Stand Up no final de junho deste ano no canal de São Sebastião, e permanece em tratamento no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha não mede esforços para garantir o melhor tratamento para a fauna marinha durante todo o processo de reabilitação. A exemplo disso, um trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus) recentemente recebeu um protocolo terapêutico que consiste em introduzir pequenos implantes de ouro no animal em pontos de acupuntura.

A ave foi encontrada no final de junho deste ano boiando no canal de São Sebastião, e foi entregue na Unidade de Estabilização (UE) do Argonauta situada na mesma cidade. Na Unidade, os técnicos identificaram que o animal possa ter colidido contra alguma embarcação no mar, e apresentava sinais de desidratação, estava magro e com a impermeabilização comprometida. Ele foi encaminhado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba e, desde então, continua recebendo tratamento especializado para sua recuperação.

A médica veterinária MSc. Raquel Beneton Ferioli, Veterinária Responsável Técnica do Instituto Argonauta no CRD de Ubatuba, observa que a colocação de implantes de ouro em seis acupontos foi necessária para recuperar uma lesão articular no membro inferior esquerdo do trinta-réis, que também apresenta falha na impermeabilização. “Ele passou por diversos tratamentos, mas ainda assim não conseguia se manter em pé. Foi então que planejamos uma tentativa de protocolo terapêutico com o uso de implantes de ouro em pontos de acupuntura, procedimento já utilizado na medicina veterinária com resultados promissores no controle de dor crônica”, detalhou a veterinária. Segundo Raquel, a expectativa é que ele responda bem ao tratamento, para que possa ser devolvido à natureza. “Esperamos que ele permaneça sem dor e apresente melhora na condição de impermeabilidade da plumagem, atendendo assim aos critérios de soltura”, completou.

raio-x-trinta-reis-instituto-argonauta

Imagem de raio-x que revela os implantes de ouro introduzidos no trinta-réis e que foram aplicados em seis acupontos. (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

O procedimento terapêutico foi realizado em parceria com a clínica veterinária Holosvet, situada no município de Penápolis/SP, cujos médicos veterinários responsáveis são os profissionais Gustavo Calasans e Carolina Spera.

Cabe ressaltar que embora tenham sido utilizados pequenos pontos de ouro, o custo do material é irrisório perto do benefício de salvar a vida do animal. O valor desprendido com os implantes foi de R$ 40, um custo menor que a maioria dos medicamentos.

Por que o ouro?

Os implantes de ouro em pontos de acupuntura são utilizados principalmente em casos de doenças articulares. O ouro é capaz de emitir uma carga elétrica positiva mínima que neutraliza a carga negativa existente especialmente em casos de doenças crônicas.

O médico veterinário Gustavo Calasans explica que nas doenças articulares, há um excesso de carga negativa no tecido que leva a uma acumulação de ácido localizada. “A dor aumenta à medida que a carga negativa vai aumentando, e o implante de ouro é capaz de sessar esse desequilíbrio”, comentou.

As lesões osteomusculares são ocasionadas principalmente pelas consequências das práticas nocivas do homem em sua relação com o Meio Ambiente. “O implante de ouro atua como grande aliado na reabilitação de lesões articulares e possibilita uma nova chance de soltura para animais com estas lesões”, finaliza a veterinária Raquel.

veterinarios-introduzem-implante-de-ouro-trinta-reis

Profissionais introduzem implante de ouro no trinta-réis-de-bando. (Créditos: Divulgação/Instituto Argonauta)

Confira mais fotos em alta resolução neste link

Sobre o Instituto Argonauta

O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.

Sobre o PMP-BS

O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. 

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. 

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba.

Para maiores informações consulte: www.comunicabaciadesantos.com.br

Seja um Argonauta!

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800-642-3341 ou diretamente para o Instituto Argonauta: (12) 3833.4863 - 3833.5789/ (12) 3834.1382 (Aquário de Ubatuba)/ (12) 3833.5753/ (12) 99705.6506 e (12) 99785.3615 - WhatsApp. Também é possível baixar gratuitamente o Aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store). No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes. 

A base do Instituto está situada na Tv. Baitacas, nº 20, bairro Perequê-Açu, Ubatuba/SP - CEP 11680-000. 

Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.org, www.facebook.com/InstitutoArgonauta/ e Instagram: @institutoargonauta.

Galerias | Mais Galerias