#wsl #wct #competições #profissional #análise #previsão #surf #notícias 
Perth - Austrália Ocidental - Austrália

Análise da Ondulação para a etapa de Rottnest Island na Austrália

Equipe Surfguru

Ilha fica bem a frente da cidade de Perth e a expectativa é boa para o período da janela. Por não fazer parte do calendário habitual, condições serão novas para os competidores.

Aloha!

A etapa do  Rip Curl Rottnest Search apresentado pela Corona, 4a e última da perna australiana do Tour, começa dia 16 na austrália, hoje à noite do Brasil. As condições de surf no Oeste Australiano tendem a ser muito constantes nessa época do ano, com ondulações chegando com frequência e tamanho. Não será diferente dessa vez, com alguns swells e vagas batendo na costa da ilha ao longo dos dias da janela de espera do evento e dando a oportunidade da direção de prova escolher os melhores dias em relação aos outros fatores, como o vento que pode atrapalhar em dias que sopre muito forte.

rottnest island strickland bay

Strickland Bay, Rottnest Island. Local de disputa da 5a etapa do Tour da WSL. Como é possível perceber, a praia é virada para Sul e não possui muitas montanhas ou elevações que bloqueiem o vento. Créditos: Google Maps

Então se liga na análise da ondulação para conhecer um pouco mais sobre o pico!

Como nunca teve etapa nessa praia, achamos legal colocar uma foto do mapa para mostrar como é a geografia do lugar. Assim, fica mais fácil entender quando é terral, qual a ondulação boa, como é a formação da onda, ...

grafico de altura das ondas rottnest island

Gráfico de altura da ondas em Perth, WA

grafico de vento para perth

Gráfico de Vento para Perth, WA.

mapa de periodo e espectral para perth

Mapa de período e espectral para Perth, WA, no dia 16/05.

Dia 16 (sábado à noite no Brasil)

O evento deve começar hoje mesmo devido às boas condições de onda com vento terral. Um swell de sudoeste (220 graus) com 2,4m e 18 segundos de período está na área e se mantém até o fim do dia, quando começa a perder tamanho. Mesmo assim, devido a presença de vagas de norte-nordeste e ao efeito de refração (o mesmo que rola em Noronha com swell de Sul), o mar se mantém com 2m no fim do dia. O vento vai ser terral bem forte, com rajadas perto dos 30 nós que podem dificultar bastante a vida dos surfsitas. 

De qualquer forma, hoje será interessante para ver que nível de onda essas condições irão proporcionar aos surfistas e ao público em casa.

Dia 17 (domingo no Brasil)

No dia 17, o mar deve estar parecdio com hoje, porém menor. O swell de sudoeste (230 graus) diminui em tamanho e no período, ficando com ondas em torno de 1,7m e 14 segundos de período. O vento também será intenso ao longo de todo o dia e bem forte: começando de nordeste de manhã e virando para noroeste no fim do dia.

Pode ser que role campeonato, mas com as ondas menores e o vento terral ainda muito forte, pode ser que a direção escolha por não ter prova nesse dia.

Dia 18 (segunda no Brasil)

O mar estará ainda mais fraco que  no dia anterior com o swell estabilixando em 1,7m, mas com o período na casa dos 13 segundos vindos de sudoeste (232 graus). No fim do dia o mar começa a reagir, já indicando a ondulação que entrará no dia seguinte. O vento dá uma boa diminuida na intensidade e ainda vai sopara de noroeste (terral) de manhã, podendo gerar boas ondas mesmo sem um tamanho muito grande.Na parte da tarde, o vento roda para Sul e se mantém fraco.

Dia 19 (terça no Brasil)

O novo swell de sudoeste chega e vai subindo ao longo do dia, chegando aos 2,7m e 15 segundos de período à tarde. Provavelmente será um dia com boas ondas, swell alinhado e sem muito vento para atrapalhar a formação, mesmo que ele esteja soprando de Sul. Mesmo sem conhecer muito o pico, pelos vídeos já foi possível ver que a bancada aguenta dias grandes, então teremos a galera se jogando nas cracas!

Dia 20 (quarta no Brasil)

Dia 20 as condições estarão parecidas com o dia anterior, 2,3m e 14 segundos de período vindos da mesma direção sudoeste (232 graus). O vento roda um pouco de sudoeste para leste-sudeste e segue fraco. Com isso a expectativa é de que seja outro dia de altas ondas e a galera consiga surfar ondas com bom tamanho.

Como ainda não sabemos como são as ondas e como os surfistas irão se adaptar, escolhemos esperar para dar umas dicas de quem colocar no seu time do fantasy. Se liga lá nas redes sociais do Surfguru para saber mais sobre a etapa!

Mahalo!

 

Galerias | Mais Galerias