#fisioterapia #alongamento #ciência #estudos #saúde 
Brasil

Aquecer ou alongar antes da atividade física?

Fabrício Pereira - FPHISIO

Saiba a hora certa de alongar e de aquecer e evite lesões.

Todo o cuidado é pouco quando vamos nos preparar para uma atividade física, por isso é de fundamental importância entendermos quais os processos acontecem no nosso corpo e como devemos nos comportar para que evitemos lesões e desconfortos.

Para entendermos: no nosso corpo existe o sistema simpático e o parassimpático

O simpático representa luta e fuga (deixa seu sistema em alerta, onde há aumento do metabolismo) e o parassimpático seria o oposto, deixando o sistema relaxado (quando dormimos ativamos o parassimpático, onde há diminuição do metabolismo).

Dessa forma, o sistema simpático é ativado quando vamos realizar alguma atividade, e o sistema parassimpático é ativado quando alongamos a musculatura (segurar o membro de 20 a 30 segundos). 

Então NÃO é recomendado alongar antes de exercício físico e sim fazer um aquecimento e/ou um alongamento dinâmico e não estático (de acordo com estudo realizado, há um ganho maior de flexibilidade no alongamento dinâmico) para ativar o sistema simpático para a atividade.

E dependendo do treino que  for realizado, por exemplo, hipertrofia na academia, NÃO deve-se alongar porque perde-se a “tensão” gerada na fibra muscular, e com isso não há ganho esperado de hipertrofia na fibra. 

O alongamento também não é aconselhável após o treino, pois como o corpo está aquecido, é possível que o alongamento passivo (feito por outra pessoa) possa “forçar” um pouco mais além do necessário e acabar “agredindo” a cápsula articular.

Então vamos aquecer antes dos exercícios e se quiser alongar, o recomendado seria  alongamento dinâmico e não estático.

--------------------------------------------------

Fabrício Cláudio Pereira é fisioterapeuta formado pela UNISANTA - SP. Fez pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo pela UFES, entre outros cursos de terapia manual como Maitland, Mulligan, PNF (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva), Mobilização neural, TAPE e Estabilização segmentar) e atualmente está cursando o 5° ano de Osteopatia pela Escuela de Ostepatia de Madrid. Seu objetivo como profissional é tentar melhorar a qualidade de vida das pessoas, diminuindo as dores e, dependendo do caso, podendo até tirá-las de uma mesa cirúrgica e colocá-las para ficarem mais ativas visando não só a qualidade mas também a longevidade delas!

--------------------------------------------------

Referência: De Ridder, R., De Blaiser, C., Verrelst, R., De Saer, R., Desmet, A., & Schuermans, J. (2020). Neurodynamic sliders promote flexibility in tight hamstring syndromeEuropean journal of sport science20(7), 973-980.

Galerias | Mais Galerias