#competições #surf #notícias #eventos #canoahavaiana 
Saquarema - Rio de Janeiro - Brasil

Aloha Spirit de Saquarema terá estreia do Surfe em Canoa OC4

Diano Massarani

Maior evento de esportes aquáticos do mundo realiza sua terceira etapa de 2022 entre os dias 19 e 21 de agosto. As inscrições estão abertas pelo site

O Aloha Spirit nasceu em 2009 como um evento de Canoa Havaiana, e, com o passar do tempo, foi recebendo novas modalidades em sua programação até se tornar reconhecido atualmente como o maior festival de esportes aquáticos do mundo. Durante esse período de mais de uma década, o Aloha Spirit abriu os seus braços para os amantes dos mais diferentes tipos de Canoa, do Stand Up Paddle, da Natação, da Apneia... E, agora, chegou a vez dos amantes do Surfe serem abraçados, pois a etapa de Saquarema, que será realizada entre os dias 19 e 21 de agosto, promoverá a estreia no evento das competições de Longboard, SUP Wave e OC4 Surf.

Não é exagero dizer que o cada dia mais popular OC4 Surf já chega ao Aloha Spirit ocupando um lugar especial. Primeiro, pois o OC4 Surf estabelece uma conexão entre a Canoa Havaiana, símbolo que acompanha o Aloha Spirit desde o seu nascimento, com o Surfe, prática mais recente a ser integrada ao evento. Depois, porque, conforme descreve Wagner Cataldo, Diretor de OC4 Surf do Aloha Spirit, o modo como esta modalidade será regulamentada se adequa perfeitamente aos ideais propagados pelo Espírito Aloha: “Criamos um critério de julgamento que vai funcionar totalmente na base do Fair Play. Eu compararia àquelas peladas no futebol em que metade vai para um time, metade vai para o outro time, e tanto faz quem ganhou, quem perdeu, se foi 10 a 0 ou se foi 1 a 0. O que importa é que, no final, todo mundo se junta para comemorar”.

Se nas peladas futebolísticas são os dribles e gols que fazem a alegria da galera, no OC4 Surf as equipes buscarão manobras como ziguezaguear sobre as ondas e acrobacias dos tripulantes como ficar em pé, sentar de costas, plantar bananeira e surfar na ama. Mais do que nunca, fazer a alegria da galera será fundamental: “Queremos mostrar que dá para fazer uma competição que seja suave, alegre e inclusiva. Para isso, é fundamental que o público participe, e esta participação será levada em consideração pelos juízes. Ou seja, contagiar o público valerá nota”, explicou Wagner Cataldo, para, em seguida, revelar mais uma característica que exemplifica porque o OC4 Surf incorpora o Espírito Aloha: “Ao final da prova, teremos os vencedores, mas isso não será, digamos, institucionalizado. Na verdade, o primeiro lugar será para todo mundo que foi ao evento, que participou, que deixou lá sua energia. Como não é possível fazer um pódio gigante que caiba todo mundo, então decidimos que o OC4 Surf não terá cerimônia de premiação”.

O OC4 Surf será realizado no domingo, 21 de agosto, às 7h, na categoria Open, isto é, a formação de cada equipe é aberta a todos os gêneros e idades. As seguintes modalidades completam a programação do Aloha Spirit em Saquarema: Canoa Polinésia / Va’a, Apneia, Stand Up Paddle, Paddleboard, Surfski, Maratona Aquática, Waterman (triatlo contendo Natação, Paddleboard e Stand Up Paddle), Longboard e SUP Wave, estas duas últimas válidas pelo Circuito Brasileiro da CBSurf. Ao todo, a agenda competitiva em Saquarema contará com cerca de 40 provas, divididas nas classes Amador, Pró, Kid’s, Masters e PCD. As inscrições estão abertas até o dia 5 de agosto e podem ser realizadas pelo site. A edição de Saquarema do Aloha Spirit é uma produção da Ecooutdoor Sports Business e tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Saquarema.

Assessoria de Imprensa do Aloha Spirit

Camila Coimbra - camila.coimbra@mediaguide.com.br | + 55 21 3724-1623 | 97394-6785

Diano Massarani - diano.massarani@temp.inpresspni.com.br | + 55 21 96625-7641

Galerias | Mais Galerias