#previsão #tecnologia 
Brasil

A Previsão do Surfguru Dá um Salto Tecnológico

Andre Lanfer

O oceanógrafo André Lanfer descreve o avanço tecnológico implementado por ele, em conjunto com a equipe do Surfguru, na previsão de ondas do site, que passa a fornecer dados de previsão para duas semanas.

Foi-se o tempo em que íamos à praia sem saber absolutamente nada sobre o que iríamos encontrar, com relação às ondas, marés e ventos. A mística de ir sem saber se iríamos encontrar um mar clássico ou um mar sofrível ficou para tras. Hoje, ao alcance das nossas mãos e dedos, temos acesso a previsões de tempo e de ondas, com as quais podemos programar as nossas idas ao mar.

As ondas que vemos na praia são geradas pelo vento em algum lugar. De uma forma geral, quanto mais forte for o vento, quanto maior a área em que este vento atua e quanto mais tempo esse vento sopra, mantendo as suas características, maiores serão as ondas geradas. Portanto, fica impossivel prever bem as ondas sem prever bem os ventos.

A porção mais baixa da atmosfera ( que nos interessa para as ondas) pode ser caracterizada pelo caos, pela turbulência, por sua grande variabilidade e por fim, por sua imprevisibilidade a médio e longo prazo.

Se a atmosfera se comporta de forma caótica, como podemos prever os ventos?

Para termos uma boa previsão de tempo (ventos, temperatura, cobertura de nuvens, chuva, etc) precisamos de uma boa representação do instante atual, bem como dos mecanismos que transformam este momento atual para o futuro. Em outras palavras, precisamos de todos os dados possíveis e disponiveis para compor o cenário atual, tais como estações meteorológicas, dados de satélites, dados de radares, dados de navios e aviões em rota, etc. E tambem de modelos matemáticos que calculam a evolução da atmosfera ao longo to tempo.

Hoje em dia somente as grandes agências governamentais possuem os recursos necessários para manter tamanha estrutura, tais como o NOAA, o ECMWF (agência européia), o CPTEC/INPE, etc.

Mesmo com toda a infraestrutura de uma grande agência, há um limite para a previsão de tempo. Este limite ocorre quando a porção imprevisível da atmosfera se sobrepõe à porção previsivel, ou seja, quando o que está ocorrendo não é mais fruto das condições iniciais. Em suma, as mudanças da atmosfera deixam de ser previsíveis a partir de um certo tempo.

Mas em quanto tempo?

Este tempo varia, porém sabemos que quanto mais distante no futuro menos realista é a previsão. O limite máximo varia entre 5 a 15 dias, dependendo da volatilidade da atmosfera. Portanto, se a previsão de tempo tem esse limite, a previsão de ondas também.

A previsão de ondas tambem é feita através de modelos matematicos. Os modelos de ondas que descrevem a transferência de energia do vento para as ondas, a propagação destas ondas e os efeitos que aumentam, ou diminuem as ondas em águas profundas e em regiões costeiras.

A grande maioria dos sites de previsão de ondas utiliza os dados de vento e de onda gerados pelos modelos das grandes agências. Eles fazem gráficos e tabelas usando esses dados. Ou seja, a grande maioria dos sites possuem a mesma fonte de dados, assim os resultados são todos iguais!

Bom, salvo potenciais erros na manipulação destes dados e das cores e fontes das tabelas e gráficos.

O surfguru implementou recentemente o seu próprio modelo de matematico de ondas. O modelo utilizado foi o modelo Wavewatch III na versão 4.18, os campos de vento continuam vindo da NOAA. Foi utlizado também um mosaico de diferentes grades e diferentes resoluções, sendo a resolucao global de 0.5 x 0.5 graus e as resolucoes locais de 0.25 x 0.25 graus.

Ter o seu próprio modelo, rodando de forma operacional é uma grande vantagem, pois além de garantir dados exclusivos, possibilita fazer os ajustes necessários para a nossa costa, o que não é feito pelas grandes agencias.

O sistema montado no surfguru, alem de melhorar a qualidade dos dados de ondas apresentados para os usuários do site, aumentou o limite de previsao para 15 dias. Obviamente, a confiabilidade da previsao para daqui a 15 dias é menor do que a previsao para o dia seguinte, mas os eventos mais significativos (as maiores ondas), podem dar sinal de vida com 2 semanas de antecedencia!

Isso não quer dizer que algum evento extremo não possa ocorrer daqui a 5 ou 10 dias, mas alguns swells vão poder ser previstos com grande antecedência. Como sabemos, a melhor previsão é aquela para o instante atual, portanto esperem variações de altura, direção e período, conforme os dias vão passando, e o evento em questão se aproximando. Isso é algo intrínseco das ondas e dos ventos.

O surfguru está na vanguarda do desenvolvimento da previsão de ondas para a prática do surf ao utilizar o seu próprio modelo, ajustado para melhor representar as ondas que estão por vir.

Boas ondas, ALOHA

Andre Lanfer*

André Lanfer surfando em casa (ubatuba)

*Andre Lanfer é oceanógrafo formado pela USP, mestre em oceanografia geológica pela USP, mestre em Engenharia de Costas pela Universidad de Cantábria (Espanha) e doutorando em meteorologia pela University of Hawaii e pelo INPE. Atualmente é pesquisador do CPTEC/INPE.

Link para a previsão 15 dias

Leia mais sobre a nova previsão 15 dias aqui

Galerias | Mais Galerias