#ciência 
por Surfguru

A Geração das Ondas pelo Vento

É o vento que cria as ondas que surfamos, quando sopra sobre o oceano.

O ar é um fluido, como a água, as áreas aonde a pressão do ar é alta estão constantemente tentando "encher de ar" as áreas aonde a pressão é mais baixa. O fluxo de ar da área de alta pressão para a área de baixa pressão forma o vento. 

As áreas aonde a pressão do ar é baixa aparecem na atmosfera devido ao aquecimento da terra e do mar pela luz do Sol, que por sua vez transmitem o calor para o ar acima deles, estas massas de ar aquecidas com enorme quantidade de calor estão em constante movimento por toda a atmosfera do planeta, mudando assim a todo o instante as forças gigantescas que produzem as ondas.

O vento sopra sobre o oceano, criando inicialmente pequenas marolas na superfície. A medida que as marolas aumentam, a fricção do vento com a superfície do mar também aumenta. Após um certo tempo que o vento passa soprando sobre o oceano, estas marolas crescem cada vez mais. Se o vento aumentar de intensidade e continuar a soprar, as ondas pequenas se transformarão em ondas maiores.

Basicamente, a altura da onda gerada pelo vento vai depender de três fatores: quanto maior for a intensidade do vento, quanto maior for a área aonde o vento sopra (pista de vento), e quanto mais tempo o vento soprar.

Comentários

Galerias | Mais Galerias